top of page
Buscar

Cirurgias mais seguras com a realidade aumentada

Em um mundo de avanços constantes, como aprimoramentos nas imagens médicas, o desenvolvimento de câmeras e processadores cada vez menores e streaming de dados em tempo real, a prática da medicina tem sofrido diversas mudanças.


Apesar disso, há algo que continua praticamente o mesmo desde os anos 1950 –  o display das imagens médicas.


Contrário a todos os avanços, a visualização das imagens continua sendo realizada em uma tela plana 2D que força o médico a tirar os olhos do paciente e das próprias mãos. Além disso, exames diferentes proporcionam imagens distintas, e cabe ao médico ter a abstração necessária para juntar tudo em uma única imagem e fazer a relação com a anatomia do paciente.



Ilustração do uso da realidade aumentada (Reprodução: Harvard Business Review) https://hbr.org/2018/03/how-augmented-reality-will-make-surgery-safe

A realidade aumentada tem o potencial de mudar tudo isso.


Com a possibilidade de projeção de hologramas no ambiente cirúrgico, seria possível utilizar dispositivos como o Hololens da Microsoft para visualizar ecocardiogramas e outras informações direto no campo visual do médico, e até mesmo projetar imagens no próprio paciente, sem a necessidade de checar diferentes telas, uma com cada informação do paciente.


Esse tipo de tecnologia poderia salvar vidas e diminuir erros médicos, como citou o Harvard Business Review.


Quer saber mais?

Leia a matéria completa!

bottom of page